domingo, 30 de agosto de 2009

O Jogo da Vida

Existem muitos oráculos de adivinhação no mundo inteiro: runas, moedas, búzios, quiromancia, borra de café, mas nenhum tão utilizado e divulgado quanto o Tarot, ou baralho, como é mais conhecido. Entretanto, se nos aprofundarmos na sua história, vamos descobrir que, na sua origem, o Tarot não era apenas um jogo de adivinhação, mas um método de auto-iniciação que revela os mistérios da criação e da natureza humana.


O Tarot pode ser usado de duas formas distintas: na cartomancia, onde as cartas expostas servem como veículo para a manifestação da mediunidade de quem as está interpretando e na análise tarológica, cujo profissional, geralmente um terapeuta holístico, estabelece uma relação entre o inconsciente do consulente e os arquétipos representados pelas cartas, conforme a lei da sincronicidade defendida por Carl Gustav Jung.


Se procurarmos aleatoriamente em livrarias e lojas especializadas, encontraremos infinitos tipos de baralho: uma vez até encontrei o Tarot do Senhor do Anéis! Além do tema, o número de cartas em cada baralho também é muito variável: 12, 26, 42, 48, 72,78 cartas e por aí vai. Entretanto, se respeitarmos a relação do Tarot com o conhecimento hermético e suas analogias com os Caminhos Cabalísticos, percebemos que ele deve totalizar 78:


22 Arcanos Maiores
Série também conhecida como "Viagem do Louco" e compreende as etapas humanas de desenvolvimento e aprendizado ao longo da existência. Trata-se do nosso ciclo de nascimento – morte – renascimento com suas crises, mudanças e expansões.


16 Figuras da Corte
São os tipos de personalidade humana. Trabalham com os 4 elementos da natureza (Fogo, Água, Terra e Ar) de forma a constituir bases de comportamento através suas combinações.

40 Arcanos Menores
Reúnem as características mais práticas do cotidiano pessoal, vícios e virtudes. São divididos em 4 séries de 10 cartas cada, também referentes aos 4 elementos da natureza que englobam todas as características da Vida.

O mais completo e atualizado Tarot criado chama-se Tarot de Crowley ou Tarot de Thoth idealizado pelo sábio e estudioso mago Aleister Crowley e concretizado pela egiptóloga e artista plástica Frieda Harris na Inglaterra entre 1937 e 1943.

Seria muita pretensão minha tentar descrever aqui com detalhes esta obra-prima que combina o Esoterismo com a Arte Plástica de maneira magistral em cada um dos 78 arcanos. Crowley reuniu todo o conhecimento alquímico, astrológico, mitológico, numerológico e cabalístico na última obra de sua vida, ou seja, trata-se da síntese da vida de estudos profundos, pesquisas audaciosas do profeta da Era de Aquário e sua filosofia que ele chamou de Thelema, a suprema realização do Eu Superior de cada homem e cada mulher.

Vale a pena apontar algumas diferenças entre o Tarot de Crowley e a maioria dos outros Tarots. A mais polêmica é a dos Arcanos abaixo:



Ambos referem-se à mesma etapa de desenvolvimento humano, quando reconhecemos a força vital instintiva dentro de nós. A maioria dos baralhos se refere a uma donzela fechando a boca de um leão, símbolo do poder inconsciente, como a carta da direita do Tarot de Rider-Waite, no intuito de dominar, controlar e conter esta força que nos leva à lucidez e ao reconhecimento de nosso deus interior. Já o da esquerda (Crowley) representa uma mulher totalmente entregue a este poder, sem restrições ou limites, ou seja, em harmonia com sua força instintiva, também conhecida como Kundalini, nosso maior poder de discernimento que conduz ao reconhecimento do nosso verdadeiro Self.


Outra diferença notável está no Arcano 20. Conhecido por "O Julgamento" na maioria dos baralhos tradicionais, Crowley o renomeou em seu trabalho como "O Aeon".

Aeon, "Era" em grego, é profético. Anuncia uma nova abertura, uma nova e evolutiva forma de julgar sem preconceitos, sem tabus e dogmas que impõe as noções de "pecado", de certo ou errado. Nasce um novo período para a Humanidade que recorre à sensatez ao invés da pura "eleição" daqueles que se comportaram direitinho de acordo com as regras estabelecidas.





A riqueza simbólica do Tarot de Crowley também é única. Cores, formas, figuras, tudo tem um significado inerente ao Arcano em questão. Para quem aprecia as ciências esotéricas ou ocultas, para os estudiosos da Cabala e da Magia e, principalmente, para os buscadores da filosofia de Aleister Crowley como visionário da Era de Aquário, o estudo profundo deste Tarot é imprescindível.

Nenhum comentário:

HONRE SEUS COMPROMISSOS NA LUA CHEIA EM VIRGEM

Esta é uma lua cheia que precede a lua nova em Peixes do dia 20/3, quando também ocorrerá um eclipse total do Sol. Não é hora de perder-se...