quarta-feira, 15 de junho de 2011

FASES LUNARES : LUA CHEIA EM SAGITÁRIO E O ECLIPSE

Tanto do ponto de vista geocêntrico como do heliocêntrico, a Lua exerce especial influência sobre a Terra. É o corpo celeste mais próximo e, ao contrário dos outros astros analisados pela Astrologia, seu trânsito é ao redor da Terra. Estas características fazem da Lua o astro mais veloz do Sistema Solar, permanecendo um pouco mais que dois dias em cada Signo. Quase não percebemos sua influência pelo seu trânsito no nosso mapa natal, mas seu movimento com relação à Terra é evidente nas análises mais panorâmicas e genéricas, porém não menos importantes.
São mais conhecidas 4 fases lunares: Nova, Quarto-Crescente, Cheia e Quarto-Minguante. Para efeito de programação sincrônica e ritualística, existem outras 4 "sub-fases" : Crescente, Corcunda, Divulgadora e Balsâmica.

Este ciclo com 8 etapas comanda a energia psíquica mundial, num nível macro e microcósmico e vale a pena estar conectado ao longo dos 28 dias de duração. Nos favorece um equilíbrio emocional, psíquico e energético, alinhando nossos corpos físico-mental-áurico-emocional. Esta conexão é estabelecida através das práticas ritualísticas, das escolhas que fazemos nos momentos propícios e atividades mais indicadas para o momento.
 
Lua Nova = momento de conjunção exata do Sol com a Lua, em um determinado grau de um Signo. A energia lunar dissolve-se na potente radiação solar. O inconsciente pode vir à tona, pois está em simbiose com o consciente. Sonhos e fluência emocional. Até Jung preferia tratar seus clientes nesta fase, já que é mais fácil analisar os conteúdos inconscientes.
Lua Crescente = Ocorre, aproximadamente, 3 dias após a Nova. Após este contato íntimo com nosso inconsciente, estamos prontos para dar vazão a impulsos criativos através de "insights" indicativos de novos planos e sonhos.
Quarto-Crescente = 6 a 7 dias depois da Lua Nova. É uma quadratura (ângulo de 90º) entre o Sol e a Lua no próximo signo com a mesma qualidade (cardinal, fixo ou mutável), mas de elemento incompatível, ou seja, a quadratura só ocorre entre os seguintes elementos:
Água x Ar
Ar x Terra
Fogo x Terra
Fogo x Água
Concretização através da superação de obstáculos, investimento em nossos projetos. Plantio e fertilização.
Corcunda = Ocorre, aproximadamente, 3 dias após o Quarto-Crescente. Fase de revelações. Devemos estar atentos aos sinais que nos indicarão se estamos no rumo certo para nossos planos.
Lua Cheia = Oposição exata entre o Sol e a Lua (ângulo de 180º). Lua e Sol em signos opostos e complementares, de mesma qualidade e elementos harmônicos. A Lua reflete a luz solar, os resultados são expostos, assim como fortes emoções e vontades, até exageradas. Vemos os resultados dos nossos investimentos.
Divulgadora = Ocorre, aproximadamente, 3 dias após a Lua Cheia e, como o nome já diz, é momento de promover e mostrar nossas idéias e projetos concretizados para atrair adeptos energeticamente compatíveis.
Quarto-minguante = 6 a 7 dias depois da Lua Cheia. É uma quadratura (ângulo de 90º) entre o Sol e a Lua no próximo signo com a mesma qualidade (cardinal, fixo ou mutável), mas de elemento incompatível. Análise, correção, transformação ou eliminação daquilo que não se concretizou, que não deu certo. Por isto é uma fase excelente para banimento de energias mal vindas. Por isto é uma boa fase para arrancar "ervas daninhas".
Balsâmica = Aproximadamente, 3 dias antes da Lua Nova. Momento de transição, recolhimento, reflexão. Meditação e silêncio são as melhores práticas. Reposição das energias para um novo ciclo.
Hoje, 15 de junho de 2011, a partir das 17:13, um eclipse total da Lua terá início aos 24º do signo de Sagitário, por ocasião da Lua cheia, ou seja, a oposição entre a Lua em Sagitário e o Sol em Gêmeos.
Antigamente, o eclipse era visto como mau augúrio, péssimo presságio. Em termos astrológicos, significa que o Sol e a Lua estarão ocupando o mesmo paralelo na Eclíptica, daí a sombra. O eclipse solar afeta os países que estão astrocartograficamente sob sua influência total, numa análise de Astrologia Mundial. O eclipse lunar pode afetar sutilmente, chamar à atenção na gradação correspondente ao mapa natal dentro do universo microcósmico, individual. Por exemplo: Se 24º de Sagitário está inserido na primeira casa do mapa natal individual, deve-se ter mais cuidado com saúde, atitudes irracionais, decisões e ações impulsivas até o próximo eclipse. Isto é apenas um alerta, um cuidado, uma chamada de atenção. Não significa uma doença ou qualquer fatalismo, pois a Astrologia não é fatalista, mas um instrumento divino de auto-conhecimento e conexão com o Cosmo.

Este texto é "inaugural" da página "Fases Lunares" do meu website www.templodeminerva.com. As outras análises sobre próximas fases lunares serão postadas no mesmo.

ABRAHADABRA

Nenhum comentário:

Pesquisar neste blog