sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Feliz Equinócio de Primavera!!!

Às 6:04 da manhã de hoje, horário de Brasília, o Sol entrou a 0º do signo de Libra, inaugurando a Primavera no Hemisfério Sul e o Outono no Hemisfério Norte.

Isto ocorre todos os anos, mas nem sempre nos mesmos dias! A Eclíptica, cinturão zodiacal, tem 360º enquanto que o ano civil tem 365-366 dias. Daí ser errado dizer que todos os signos têm dias específicos de início. O trânsito do Sol é que comanda e determina o dia e horário precisos para estas ocorrências.

Solstícios e Equinócios são bastante importantes no mundo milenar pagão e demarcam alguns fetivais e rituais. O festival do Equinócio de Primavera, ou Ostara, celebra o equilíbrio entre a luz e as trevas, e a igualdade das energias masculina e feminina. É uma época de fertilidade, quando é gerado um filho que nascerá no próximo Solstício de Inverno, depois de corridos 9 meses. Equilíbrio também é uma das características da energia libriana. O momento do Equinócio é o cruzamento do Sol, que percorre seu ciclo na Eclíptica, com o Equador Celeste, projeção do Equador Terrestre. Esta interseção faz com que o dia e a noite tenham a mesma duração.

Nenhum comentário:

HONRE SEUS COMPROMISSOS NA LUA CHEIA EM VIRGEM

Esta é uma lua cheia que precede a lua nova em Peixes do dia 20/3, quando também ocorrerá um eclipse total do Sol. Não é hora de perder-se...