sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

O impulso da imitação : Lua minguante em Sagitário

No momento deste quarto-minguante com a Lua em Sagitário (22/2/2014 às 14:16 BSB), o Sol estará conjunto a Netuno em Peixes. Inseri aqui um texto do livro “Psicologia e Alquimia” do mestre Jung que condiz perfeitamente com esta configuração astral, levando-se em conta que, assim como o Sol, Netuno também faz aspecto tenso (90º) à Lua:
 
“Na realidade, não hesitamos em fazer as coisas mais absurdas a fim de escapar à própria alma. Pratica-se a ioga indiana de qualquer escola, seguem-se regimes alimentares, aprende-se de cor a teosofia, rezam-se mecanicamente os textos místicos da literatural universal – tudo isto porque falta fé em que algo de útil possa brotar de nossa própria alma. Pouco a pouco esta última tornou-se aquela Nazaré da qual nada de bom se pode esperar; vai-se portanto procurá-la nos quatro cantos da terra: quanto mais distante e exótico, melhor.”
 
Esta “interferência” de Netuno no momento presente nos convida a eliminar qualquer prática ou filosofia que não condiz com nosso processo de individuação. “Cada homem, cada mulher é uma estrela”, não podemos apenas seguir  “ o impulso da imitação e a avidez mórbida de apoderar-se da plumagem alheia, pavoneando-se com ela, leva muita gente a fazer uso desse tipo de temas “mágicos”, para uso externo, como se fosse unguento.” Assim nos perdemos no Caminho da Lua, o arcano do Tarot que nos alerta para as fugas e auto-enganos automatizados na crença de que estamos na via mais adequada. Meditação, silêncio e introspecção.

Nenhum comentário:

Pesquisar neste blog