Semana de Extensão da UnB
Cuidando da vida com os Florais de Bach: uma visão multidimensional do ser humano e da promoção da saúde
Resumo:
A Terapia Floral de Bach age a partir da harmonização dos estados emocionais e mentais em desequilíbrio e vai ao encontro da abordagem da física quântica einsteiniana que considera que a matéria que compõem o corpo físico é na verdade uma forma de energia vibratória. Esta perspectiva atende alguns desafios do século XXI como: forjar uma abordagem de saúde que amplie a visão do processo saúde-doença; favoreça um sistema de cuidado que privilegie o encontro do sentido da vida e; incentive a promoção do autocuidado. O curso pretende sensibilizar estudantes e profissionais de saúde quanto à utilização dos Florais de Bach como forma de promoção, prevenção da saúde e auxiliar na compensação do prejuízo das funções limitadas pela doença, procurando suprir a disfunção física, afetiva, social e espiritual afetada.
Objetivos:
Geral:
Apresentar os florais de Bach como forma de auxílio na melhoria da qualidade de vida das pessoas harmonizando os estados emocionais e mentais com vistas a promoção da saúde e prevenção de doenças.
Específicos:
Conhecer a filosofia do Dr. Bach;
Conhecer o modelo de saúde sob a perspectiva vibracional;
Apresentar o ser humano sob a perspectiva de energias multidimensionais;
Conhecer os remédios e suas formas de utilização;
Favorecer o autocuidado, a promoção da saúde;
Contribuir na abordagem da humanização do cuidado.
Justificativa:
Um dos desafios do século XXI é construir uma abordagem de saúde que amplie a visão do processo saúde-doença favorecendo um sistema de cuidado que privilegie o encontro do sentido da vida, a mobilização das energias vitais e a promoção do autocuidado.
Esse novo modelo tem sido chamado de modelo vibracional, uma ciência que mescla conhecimento técnico especializado as modernas descobertas cientificas a respeito da natureza dos átomos e moléculas que constituem o nosso corpo.
A abordagem vibracional considera que a doença pode ser causada por padrões de disfunção crônica de energia e por maneiras não saudáveis de nos relacionarmos conosco e as outras pessoas (Gerber:2000). Essas questões são importantes e devem ser consideradas num sistema de cuidado com vistas à promoção da saúde. A ciência da psiconeuroimulogia refere que o corpo humano "possui uma farmacopéia de neuropeptídios internos, secreções neuroendócrinas e respostas imunológicas que mantêm a saúde e promoção da cura" quando a pessoa se sente fortalecida corporal e psiquicamente (Hoga,2004).
É nesse contexto, que se insere o presente curso, pois, os florais de Bach atuam como catalisadores no auxílio do equilíbrio dos corpos energéticos ajudando as pessoas a se livrarem de padrões indesejáveis de energias emocionais e mentais negativas favorecendo a ressignificação de sua existência, o autocuidado e a promoção da saúde.
Período : de 9 a 12 de novembro, das 14 às 18 horas.
Local : Auditório 2 da Faculdade de Saúde no campus da UnB.
Facilitadora : Mônica Schwarzwald
Inscrições : Serão feitas no local. Evento gratuito.
Maiores informações : http://www.semanadeextensao.unb.br/imagens/convitesemex.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário