O professor Vitor Cei Santos acaba de lançar a obra Novo Aeon: Raul Seixas no torvelinho de seu tempo, pela editora Multifoco, com prefácios de Sérgio da Fonseca Amaral e Wilberth Salgueiro, professores do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo.
Resultado da pesquisa de mestrado do autor, a obra aborda a concepção de Novo Aeon apresentada por Raul Seixas em suas músicas. A doutrina do Novo Aeon, elaborada pelo poeta e mago inglês Aleister Crowley no início do século XX, impulsionou trajetórias existenciais de grande força contestatória, influenciando a contracultura das décadas de 1960 e 1970. Seixas, que acompanhou o movimento e propôs uma Sociedade Alternativa, lançou sua criação midiática à condição de espírito do seu tempo.
Por meio de conceitos teóricos, o livro ajuda a compreender a música de Raul Seixas à luz da multiplicidade de problemas que formam a experiência cultural brasileira. O autor, através de sua interpretação e o entrelaçamento de discussões com teóricos fundamentais para a compreensão do tema, apresenta uma análise das questões que animaram as décadas de 1970 e 80: autoritarismo, censura, desbunde, contracultura, ocultismo, indústria cultural, melancolia e niilismo.
O livro pode ser encontrado na
Editora Multifoco, do Rio de Janeiro [http://
] ou
no site Estante Virtual [
Título: Novo Aeon - Raul Seixas no torvelinho de seu tempo
Autor: Vitor Cei Santos
Editora: Multifoco
Páginas: 224
Preço: R$ 35,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário